A biodiversidade no Parque das Neblinas – cartilha

“No meio do caminho tinha uma ponte,
A ponte unia a natureza de fora à natureza de dentro.
E ali, o coração da floresta se encontrava com o coração do homem.
Porque do alto da ponte era possível escutar um novo mundo…
O mundo sussurrado pelas vozes do rio Itatinga e seus habitantes.”

Com texto e projeto gráfico da Soma palavra e forma, a cartilha “A biodiversidade no Parque das Neblinas” traz informações e curiosidades reunidas pelo Instituto Ecofuturo sobre a fauna e a flora da reserva.

Mergulhar em tantos verdes inspira a equipe da Soma a imprimir o seu olhar poético nas palavras e nas imagens. As ilustrações do projeto são da nossa parceira Paloma de Farias Portela.

No Parque são mais de 1.250 espécies identificadas, sendo 23 ameaçadas de extinção. Os registros são fruto de aproximadamente 60 pesquisas realizadas na área. “São muitos os números que podem ser contados. Mas o que contam os números? No Parque, números são sempre convertidos em medida de encantamento.”

O livro passa brevemente pela história do local e explica a importância da conservação do rio Itatinga – para a biodiversidade e para abastecer a hidrelétrica que fornece cerca de 70% da energia do porto de Santos.

A publicação apresenta as características das espécies de forma simples e leve, com objetivo de compartilhar conhecimento e auxiliar na educação ambiental. Além disso, há informações sobre três novas espécies identificadas e uma espécie de peixe que não era encontrada desde o início do século passado.

Confira o pdf da cartilha A Biodiversidade no Parque das Neblinas – 4,6 Mb

Capa cartilha A biodiversidade no Parque das Neblinas