Calendário 2014

A beleza da renovação

O Calendário 2014 – A beleza da renovação foi desenvolvido para a editora Ordem do Graal na Terra.

O calendário tem como tema borboletas do Brasil. Elas simbolizam a transformação e o renascimento, além de beleza, graciosidade, movimento e leveza. Transformação e renascimento são necessidades eternas, fazem parte do movimento que tudo abrange: as estações do ano, o tempo de uma vida. Fazem parte da evolução do ser humano, que em busca por valores profundos, precisa renovar-se, reencontrando significado para sua existência.

O calendário é ilustrado por Paloma de Farias Portela e mostra algumas das espécies brasileiras e seu ciclo de vida. As borboletas passam por um processo admirável de metamorfose: ovo, lagarta, crisálida (pupa) e fase adulta. O ciclo desses animais é intenso e variado, dependendo de cada espécie. Na fase da lagarta há enorme acúmulo de energia e nutrientes! A fase da crisálida é a mais delicada, pois ficam imóveis por um período que varia de uma semana a dois anos, sendo presa fácil.

A beleza da renovação – Calendário 2014

O primeiro voo

O preparo para o primeiro voo é cheio de emoção: a borboleta sai da pupa com as asas pequenas e enrugadas. Nesse momento o “sangue”, chamado de hemolinfa, começa a circular nas asas, pressionando e promovendo o crescimento e a secagem. Esse processo pode levar uma hora! Perturbações nesse estágio podem provocar a quebra das asas ou a atrofia, impossibilitando o voo e ocasionando a morte.

O Brasil possui várias espécies de Lepidópteros ameaçadas de extinção. A principal causa é a perda do habitat, pois muitas delas são endêmicas, ou seja, vivem em uma região específica. Estudos, medidas de conservação e manejo sustentável de áreas são fundamentais para preservar as espécies.

Confira o pdf completo (4 Mb).