Educando na Natureza – livro

“Na medida em que a manhã ganha corpo, a névoa se faz presente, passeando pelo topo das montanhas. Ela tem uma história a contar: a floresta respira. Eu também respiro e o perfume do lírio-do-brejo não me deixa negar. Na estradinha que leva ao Parque das Neblinas, as flores brancas se apresentam pelo aroma antes mesmo de se fazerem reconhecer pelos olhos.”

Com texto e projeto gráfico da Soma palavra e forma, o livro “Educando na Natureza” traz as experiências do “Meu Ambiente”, programa de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo, que tem como proposta apresentar a natureza como espaço educador e recebe escolas públicas do entorno do Parque das Neblinas, em São Paulo.

O livro traz para perto as vivências realizadas na floresta, inspirando cada um a explorar as potencialidades dos ambientes naturais. “Oportunizar encontros com a natureza é abrir uma porta para o encantamento, que conduz a um novo entendimento de mundo. Quando conhecemos a natureza, nós nos responsabilizamos pelas relações que tecemos com ela e com o outro porque reconhecemos as conexões existentes entre todos os seres vivos.”

Vivenciar a natureza contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional, além de promover a valorização das relações. A natureza nos inspira, ainda, a participar de forma mais ativa de processos de transformação para construirmos, juntos, um mundo mais sustentável.

Foi um privilégio para a equipe da Soma poder conhecer de perto um projeto tão rico, lindo e inspirador! Queremos continuar respirando natureza educadora para sempre! As ilustrações são da nossa parceira Paloma de Farias Portela.

“A nossa intimidade com a água é tão grande quanto a intimidade que o nosso planeta tem com ela. Mais da metade do corpo humano é composto de água.
Por isso, este líquido vivo permeia a nossa existência. É como se o mapa da vida fosse um mapa das águas. O sangue que corre nas nossas veias é como os rios, com seus pequenos e grandes afluentes, bombeando vida e verdes até as extremidades do planeta-corpo… até onde puder alcançar.”

Confira o pdf do livro Educando na Natureza – 12,3 Mb

Capa do livro Educando na Natureza