Reserva Botujuru – livro

Reserva Botujuru – Serra do Itapety: um breve resumo do plano de manejo

O resumo do Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Botujuru – Serra do Itapety vem para fortalecer esforços na recuperação e uso sustentável dos recursos naturais, compartilhar as principais informações sobre a área e a sua importância na conservação da biodiversidade. A RPPN é um patrimônio de caráter permanente da sociedade!

A RPPN Botujuru – Serra do Itapety pertence a SPLF Investimentos e Participações LTDA. e foi criada devido à importância socioambiental e histórica da Fazenda Rodeio, em Mogi das Cruzes, na Serra do Itapeti (SP). O Plano de Manejo da RPPN – um trabalho minucioso que durou quase 2 anos – envolveu cerca de 30 especialistas.

A reserva protege importantes remanescentes de Mata Atlântica numa área de aproximadamente 4 milhões de metros quadrados. Possui espécies ameaçadas de extinção como a palmeira juçara (Euterpe edulis), a jaguatirica (Leopardus pardalis), a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), o pavó (Pyroderus scutatus), entre outros.

O Plano de Manejo da RPPN foi resumido; buscou-se uma linguagem acessível e uma apresentação dinâmica para facilitar a comunicação com o público. Os trabalhos, de iniciativa do Instituto Ecofuturo, foram coordenados por Julia de Lima Krahenbuhl (BioVeritas) e Palmira Petrocelli Barros (Dá Liga); o projeto gráfico, direção de arte e diagramação do livro Reserva Botujuru – Serra do Itapety: um breve resumo do plano de manejo foram realizados por Indaia Emília Comunicação & Design Gráfico; e as ilustrações por Paloma de Farias Portela.

Confira a publicação completa (7Mb).

Livro: Resumo do Plano de Manejo Reserva Botujuru - Serra do Itapety
Livro: Resumo do Plano de Manejo Reserva Botujuru – Serra do Itapety

Confira algumas páginas do livro: