As Aves Brasileiras – livro

O projeto foi desenvolvido em 2006 para a empresa Álamo – linha de produtos infantis – Flink Brinquedos. Trata-se de um Quebra-cabeça com um Livro Educativo sobre as aves brasileiras. O material foi produzido em parceria com o Projeto Tangará – Educação Ambiental que é a união de diversos profissionais e empresas que estão preocupados com a degradação ambiental, a extinção das espécies, o tráfico de animais silvestres, etc.

O objetivo do projeto foi incentivar as crianças a respeitar a natureza, observar as aves e conhecer um pouquinho sobre a nossa biodiversidade, estimulando boas práticas para um mundo melhor.

Ilustração do Quebra-cabeça

 

Aves destacadas no projeto

As aves brasileiras

Cada ave tem algo especial… pode ser o colorido das penas, um hábito diferente na alimentação, ou, quem sabe o ninho que abriga os filhote. Além de nós alegrar com o seu canto, muitas delas se alimentam de diversos insetos, exercendo um controle e equilíbrio na natureza. Também são grandes dispersoras de sementes, pois elas comem as frutas e sementes e saem por aí plantando árvores. O Brasil é um dos países mais ricos em aves, abrigando mais de 1.900 espécies, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). O livro educativo Turma Flink Descobre As Aves Brasileiras aborda várias espécies, características e curiosidades numa linguagem lúdica.

Capa do livro Turma Flink Descobre as Aves Brasileiras

Clique aqui e veja o pdf do livro (5 MB).

As ilustrações

As ilustrações das aves no livro foram feitas na seda pela ilustradora Paloma de Farias Portela. A ilustração do quebra-cabeça foi feita em lápis, também pela ilustradora Paloma de Farias Portela. O projeto contou com a participação do ilustrador Edson J. Gonçalez que desenvolveu os personagens. Os textos são de Indaia Emília e Veronika Schuler com a consultoria de Marc Egger.

 

Encarte do livro para recortar

 

Atividade de pintura e colagem